
A divisão de jogos da Microsoft passou por alguns meses difíceis. A concorrência de outras formas de entretenimento, tarifas impostas pelo governo Trump, demissões em massa e uma série de mudanças estratégicas contraditórias pressionaram a marca Xbox.
Mesmo assim, o Xbox segue em frente. Ainda existem dezenas de milhões de clientes do Xbox, muitos dos quais assinam o Xbox Game Pass , gerando uma receita estável e contínua para a plataforma. A aquisição de Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush pela Microsoft impulsionou a lucratividade da divisão e a tornou maior que o próprio Windows em receita. Reportamos com exclusividade esta semana que o Xbox deve lançar um console de próxima geração mais aberto, equipado com o Windows 11 completo, abrindo acesso a jogos do PlayStation e do Steam também por meio de outras lojas.
O líder do Xbox é Phil Spencer, mas ele responde ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, que raramente fala sobre os negócios de jogos da Microsoft. Em uma nova entrevista à TPBN, Nadella respondeu às piadas do entrevistador sobre o fim da “guerra dos consoles”, descrevendo como ele vê o futuro dos negócios do Xbox.
“Você precisa lembrar que o Flight Simulator foi o primeiro produto que a Microsoft criou, antes mesmo — o Dev Tools foi o primeiro, o Flight Simulator foi o segundo”, disse Nadella. “Lembre-se, o maior negócio de jogos é o Windows. O Steam construiu um mercado enorme em cima dele e fez um trabalho muito bem-sucedido. Da forma como pensamos em jogos, em primeiro lugar, somos a maior editora depois da aquisição da Activision. Queremos ser uma editora fantástica, mas queremos adotar uma abordagem semelhante à que fizemos com o Office. Queremos garantir que, seja para consoles, PC, dispositivos móveis ou jogos na nuvem , direto na TV — só queremos garantir que os jogos sejam apreciados por jogadores em todos os lugares.”
Satya Nadella repetiu comentários anteriores de Matt Booty, líder do Xbox Game Studios, e Shawn Layden, ex-jogador da PlayStation, observando que os vídeos de curta duração eram a maior concorrência nos jogos, em comparação com outras plataformas. Ele também disse estar “ansioso” pelo próximo console Xbox e afirmou que garantir que o Xbox tenha “boas margens” é o que os ajudará a impulsionar a inovação… mas não chegou a explicar exatamente como essa inovação poderia ser, por enquanto.
A Microsoft é conhecida por trabalhar intensamente com IA para oferecer pelo menos parte dessa inovação, com recursos como o upscaling de Super Resolução Automática com NPU previsto para chegar ao Xbox Ally X em algum momento do ano que vem. O próximo Xbox também será mais aberto do que nunca, de acordo com rumores, incorporando décadas de jogos do Windows e do Xbox em um único dispositivo. Satya diz que quer trazer benefícios tanto para os jogadores de Xbox quanto para os de PC com Windows.




