
O anúncio do remake de Halo abalou o mundo dos jogos. A Xbox não só está embarcando em uma terceira reimaginação de seu icônico primeiro jogo, como o título também será lançado para PS5. O anúncio marca uma grande virada para uma marca construída em torno de franquias exclusivas emblemáticas como Halo. Alcançar um novo público faz parte da nova estratégia da Xbox, e isso pode muito bem dar certo.
O anúncio de Halo: Campaign Evolved era aguardado há vários meses. Este remake abrange apenas a campanha do primeiro jogo, mas será jogável em modo cooperativo online para até quatro jogadores. O progresso é compartilhado entre PC e consoles, o que é uma excelente notícia, pois significa que os jogadores do Xbox poderão completar a campanha junto com os jogadores do PlayStation.
Há apenas dois anos, a ideia de Halo no PlayStation era impensável. E, no entanto, a Xbox anunciou a chegada de sua principal franquia ao console da Sony. Chega de exclusividades; os futuros jogos de Halo serão lançados para PlayStation, e a Microsoft poderá alcançar um público maior do que nunca. Será que essa estratégia dará certo? É difícil dizer, mas uma coisa é certa: um novo público parece estar ao alcance.
Prova disso é que o trailer de anúncio do novo Halo teve mais visualizações no canal do PlayStation no YouTube do que nos canais do Xbox ou do próprio Halo.
.
| Trailer | Visualizações no Xbox | Visualizações no canal do Halo | Visualizações no PlayStation |
| Halo: Campaign Evolved | The Silent Cartographer Trailer | 72 000 | 580 681 | 859 643 |
| Halo: Campaign Evolved | Roundtable Reveal | 71 000 | 432 765 | 540 382 |
| Halo: Campaign Evolved | The Silent Cartographer –Gameplay Demo | 232 000 | 1 259 392 | Indisponível |
Embora a PlayStation tenha três vezes mais assinantes que o canal Xbox, isso demonstra claramente que o Xbox está de certa forma limitado por se concentrar exclusivamente em seu público-alvo tradicional. O número de novos jogadores em potencial para as franquias do Xbox é enorme. É fácil entender por que a Microsoft decidiu mudar fundamentalmente sua estratégia.
Se a Microsoft quiser maximizar a rentabilidade de sua divisão Xbox, lançar seus jogos em outras plataformas parece uma aposta certeira para o futuro.
Vale ressaltar também que o conteúdo produzido para Xbox frequentemente lidera as paradas de vendas no PlayStation. Isso indica que os jogos do Xbox claramente atraem jogadores de outras plataformas. Em abril de 2024, o Xbox ultrapassou a Sony no ranking dos 25 jogos mais vendidos na PlayStation Store. E em julho do ano passado, o Xbox voltou a dominar o top 10 dos jogos mais vendidos na PlayStation Store, com Forza Horizon 5 na liderança.




