Certamente você não perdeu o drama do fim de semana sobre o mau funcionamento da PlayStation Network, que impediu muitas pessoas de jogar seus títulos comprados regularmente para PlayStation 4 e 5 por cerca de 24 horas.
A Sony explicou a situação chamando-a de “problema operacional” e ofereceu cinco dias grátis de PlayStation Plus aos assinantes como compensação, mas muitos não ficaram satisfeitos com a explicação, considerando-a muito vaga, lembrando dos problemas enfrentados pela própria PlayStation Network em 2011, que levaram à perda de dados pessoais de 77 milhões de contas. Muitos gostariam de ter mais informações sobre a causa da interrupção e, portanto, estão preocupados com as possíveis implicações.
“Dado o que aconteceu em 2011, precisamos saber se precisamos ligar para nossos bancos para obter novos cartões de crédito e se precisamos de serviços de proteção de identidade”, explicou um usuário em resposta aos comentários da Sony sobre o X.
The problem here is that you still haven’t communicated with the issue was or how it happened or how it affected us or if it hit any of our bank accounts debit cards or credit cards and they got that information. That’s what we’re concerned about here 24hr+ with 0 comment from u
— Curtis Larsen (@Coolcurt452) February 9, 2025
“Bom, mas você também pode nos contar o que aconteceu e como você vai trabalhar para evitar isso no futuro?” perguntou outro, acompanhado por um terceiro: “Sua falta de transparência é perturbadora”. Alguns também gostariam de saber como a Sony planeja evitar que problemas semelhantes aconteçam com a PlayStation Network no futuro.
A interrupção da PlayStation Network afetou não apenas os jogos multiplayer, mas também os single-player, levando a piadas como esta da varejista Gamestop, que tentou capitalizar a situação.
De qualquer forma, a Sony ainda não deu nenhuma explicação detalhada sobre o que aconteceu. A hipótese é que ele ainda esteja investigando para descobrir toda a dinâmica dos fatos, mas está claro que muitos gostariam de maior transparência da empresa.