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Cloud Gaming é a plataforma de ‘crescimento mais rápido’ do Xbox – e novos dispositivos estão a caminho

Em um episódio recente do Xbox Podcast, a Microsoft compartilhou alguns de seus planos em relação ao Copilot AI e à expansão da iniciativa Play Anywhere. No entanto, eles também lançaram luz sobre o rápido crescimento dos jogos em nuvem no ecossistema do Xbox.

O vice-presidente de dispositivos e ecossistema de jogos do Xbox da Microsoft, Jason Ronald, destacou que os jogos em nuvem continuam a crescer exponencialmente.

É a parte que mais cresce na escolha das pessoas de jogar com o Xbox“,

Ele observou que, para muitos jogadores, os jogos em nuvem podem ser a “primeira e única maneira” de experimentar jogos em um Xbox. Dada a mudança da indústria em direção à portabilidade em 2025, é compreensível que maior acessibilidade signifique mais jogadores.

A Microsoft lançou seus serviços de jogos em nuvem pela primeira vez em 2020 como parte do Xbox Game Pass Ultimate, permitindo que os jogadores transmitissem um catálogo de 150 títulos por meio de dispositivos móveis. Em 2021, o Xbox Cloud Gaming se expandiu para dispositivos Windows 10 e consoles Xbox. Em 2024, o Xbox começou seu impulso de marketing completo em torno de “Tudo é um Xbox”, uma estratégia que depende fortemente dos jogos em nuvem.

Ronald elaborou sobre os tipos de público que o serviço está alcançando – por exemplo, jogadores que jogam por meio de integração direta com uma smart TV ou aqueles que usam laptops que não são poderosos o suficiente para rodar jogos nativamente. Enquanto os jogadores tradicionais ainda preferem hardware físico, a estratégia ‘Play Anywhere’ parece ser um fator-chave na aquisição de usuários.

“Novamente, trata-se apenas de oferecer mais oportunidades para as pessoas jogarem“, disse Ronald.

O Xbox Cloud Gaming está atualmente disponível em quase todos os tipos de dispositivos, de consoles a telefones e TVs. Após um anúncio na CES 2025 em janeiro, a Microsoft também levará jogos em nuvem para TVs LG, juntando-se a um ecossistema que inclui produtos Samsung e Amazon Fire TV.

Embora abandonar o hardware tradicional seja uma estratégia ousada, a aposta da Microsoft em jogos na nuvem pode valer a pena.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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