Xbox

PS5 Pro tem problemas de travamento de VRR, confirma análise da Digital Foundry

A Digital Foundry lançou um novo vídeo demonstrando que o PS5 e o PS5 Pro atualmente têm um problema de VRR que pode causar travamentos incômodos em vários jogos que suportam a tecnologia.

Antes de prosseguir, é importante explicar esses dois termos em termos gerais. VRR (Variable Refresh Rate) é uma tecnologia disponível apenas em alguns monitores e TVs compatíveis que permite sincronizar dinamicamente a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros gerada por um console ou PC. Uma das vantagens é que garante, na medida do possível, a fluidez da imagem naqueles títulos onde a taxa de quadros não permanece constante. Além disso, em alguns jogos suportados, ele permite que você jogue com modos gráficos com taxa de quadros desbloqueada (que, portanto, excede 60 fps) e aqueles com 40 fps, um meio termo entre as predefinições clássicas de Qualidade com 30 fps e Desempenho com 60 fps. A gagueira, por outro lado, é um problema técnico visualmente muito irritante causado por uma interrupção intermitente na taxa de quadros.

Depois de ver vários relatos online sobre esse problema, entusiastas de tecnologia realizaram vários testes, observando que o problema geralmente ocorre com jogos que suportam taxa de quadros desbloqueada . De acordo com os resultados, os primeiros 20 minutos de jogo são suaves, depois dos quais ocorre uma falha a cada oito segundos aproximadamente. Considerando que o objetivo do VRR é fornecer consistência a taxas de quadros variáveis, claramente a “mágica” se perde quando a taxa de quadros “gagueja” de forma tão perceptível em uma taxa tão regular.

A Digital Foundry conduziu testes extensivos usando uma variedade de monitores, de TVs OLED a monitores de PC mini-LED, OLEDs e até mesmo um com tecnologia Eve Spectrum, e descobriu que a gagueira ocorre em todas as situações. Da mesma forma, testes foram realizados com consoles Xbox e PS5 e PS5 Pro e apenas com os consoles da Sony esse problema é perceptível. Resumindo, essa falha não está ligada à tecnologia VRR em si ou a nenhum tipo específico de tela, mas apenas às plataformas PlayStation.

A Digital Foundry diz ter testado um total de 19 jogos , descobrindo que muitos deles apresentam o problema, enquanto outros aparentemente não.

“As evidências sugerem que se a taxa de quadros de saída do console não variar tanto, a gagueira é menos provável. Podemos ver facilmente o impacto do problema no Marvel’s Spider-Man Remastered, por exemplo, mas é muito mais difícil dizer se é um problema no Marvel’s Spider-Man 2, que roda no mesmo motor e provavelmente usa as mesmas bibliotecas da Sony”, diz Oliver Mackenzie, da Digital Foundry.

De qualquer forma, o problema existe e é claramente irritante.

 

Fonte

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios