O YouTuber Moore’s Law is Dead retorna para falar sobre o PS6 com novos rumores partindo de vazamentos não especificados dos quais ele aparentemente tomou conhecimento, falando sobre uma estratégia da Sony focada em vários modelos de console no estilo do Xbox Series X|S e a adição de um portátil, com direito a supostos detalhes sobre hardware e preços.
Obviamente, isso é especulação baseada em supostas informações recebidas pelo YouTuber de alguma fonte desconhecida, mas estamos levando isso em consideração porque Moore’s Law is Dead demonstrou certa precisão ao relatar algumas informações sobre o PS5 Pro com antecedência, especificando que esses ainda são rumores que devem ser encarados com cautela.
A novidade mais curiosa que surge do novo vídeo do YouTuber seria uma estratégia multi-dispositivos por parte da Sony, de certa forma semelhante à que já foi adotada pela Microsoft para o Xbox Series X e Series S.
Basicamente, de acordo com o YouTuber, a Sony pretende lançar três possíveis variantes do PS6 no mercado: um de baixo custo e desempenho limitado, um de preço mais alto, considerado “high-end” e um portátil, colocado no meio em termos de preço.
Tal organização surgiria da flexibilidade oferecida pela nova plataforma APU da AMD, codinome “Canis” para o PS6 portátil de baixo custo, que diferiria em alguns detalhes, mas seria bastante semelhante em vários aspectos do hardware, começando pelo sistema no chip.
De acordo com o MLID, tanto a versão “menor” do PS6 quanto a versão portátil teriam a APU Canis equipada com estes recursos :
- 4 núcleos Zen 6c (para jogos)
- 2x Zen 6 LP Core (para o sistema operacional)
- 16x RDNA5 CU (+60% de desempenho em comparação com o RDNA2 CU do PS5)
- 1,20 GHz na versão portátil, 1,65 GHz na versão dock (para laptop)
- 24 a 36 GB de RAM LPDDR5X (192 bits)
- processo de 3 nm
Por um lado, o portátil parece decididamente poderoso, muito mais do que o ROG Xbox Ally X, que é bastante previsível chegando talvez 2 ou 3 anos depois, por outro lado, significa que o PS6 de baixo custo é claramente menos poderoso do que o outro modelo, introduzindo outra situação no estilo Xbox Series S e Xbox Series X no mercado, o que levantou várias controvérsias dentro da comunidade de desenvolvimento.
Em vez disso, essas seriam as características da versão topo de linha do PS6, equipada com uma APU AMD de codinome Orion:
- 8x Zen 6 Core (ou posterior)
- De 40 a 48+ RDNA 5 CU a 3 GHz+ (+60% de desempenho por CU em comparação com PS5)
- Cerca de 40 GB de RAM
- processo de 3 nm
Quanto aos preços, o PS6 “menor” poderia custar, segundo o YouTuber e com base nas informações que surgiram sobre os componentes, entre 200 e 399 dólares, o PS6 portátil entre 399 e 499 dólares e a versão mais potente do PS6 entre 549 e 699 dólares.
Essas são previsões bastante otimistas, especialmente em relação aos preços, considerando a situação atual do mercado e o custo dos componentes e, portanto, devem ser consideradas puramente como especulação por parte da fonte.