Seguindo a tradição da Obsidian, Avowed também apresenta vários ramos da história e conclusões diferentes, entre as quais está o final mais raro que foi alcançado por muito poucos jogadores até agora, exigindo efetivamente escolhas extremas para serem vistas.
Os dados quantitativos obviamente ainda não são muito exaustivos, considerando que o jogo foi lançado há relativamente pouco tempo e, em geral, não há muitos usuários que já o tenham terminado, mas podemos ter uma ideia das porcentagens de conclusão observando o número de conquistas desbloqueadas pelos usuários do Steam, sempre no que diz respeito exclusivamente à plataforma em questão, o que pode, no entanto, ser bastante indicativo.
O final em questão tem um objetivo relacionado, e este foi desbloqueado, até o momento, por apenas 0,2% dos jogadores, o que é explicado pelo caminho que ele requer para ser alcançado, provavelmente não é exatamente a primeira escolha que vem à mente dos usuários.
O texto a seguir é vago, mas contém spoilers significativos. Portanto, se você quiser evitar spoilers, recomendamos que não leia o texto a seguir, pois ele contém alguns elementos avançados da história.
O raro final em questão está ligado à conquista chamada “Tirania” e exige que os jogadores façam escolhas morais difíceis e decididamente duvidosas, tanto que até mesmo seus companheiros no jogo acabarão desprezando o protagonista no final da jornada.
É preciso que você se alie ao Garrote de Aço e seu terrível líder, Lödwyn, mas isso é alcançado fazendo todas as escolhas em favor dessa facção, o que leva a um caminho de morte, sangue e destruição além de qualquer redenção possível para o personagem principal.
Evitamos relatar nomes e eventos de forma precisa, mas o que importa é matar em vez de perdoar, permitindo que ocorram destruições indiscriminadas e mais assassinatos, algo difícil de sustentar para um jogador com um mínimo de sensibilidade e senso de justiça.
Por isso, é improvável que um caminho como esse seja escolhido por um grande número de usuários, pelo menos não na primeira jogada, mas é provável que a taxa de conclusão aumente mais tarde, à medida que os jogadores começarem a querer ver os diferentes caminhos possíveis em Avowed, que são de fato diferentes.