Phil Spencer – CEO da Microsoft Gaming – não quer que cada jogo seja um jogo como serviço como serviço. Em uma entrevista ao Xbox Era, ele destacou que três dos jogos apresentados no recente Xbox Developer Direct são títulos single-player: Ninja Gaiden 4, Doom: The Dark Ages e South of Midnight.
Todos os três não têm modo multiplayer e estão longe do conceito de jogo como serviço.
“São todos jogos com um começo, um meio e um fim.” Spencer explica. “O motivo é que não quero que todo jogo se transforme em um grande serviço ao vivo só porque os desenvolvedores sentem que esse é o único modelo de negócio possível. Não é fácil criar um.” Ele também acrescenta que ” nem toda história funciona nesse tipo de modelo ” e que “nem todo jogo e nem toda ideia criativa pode sustentar esse tipo de negócio”.
O Xbox Game Pass também é um grande motivo pelo qual a Microsoft pode investir em jogos single-player: nem todo mundo quer gastar US$ 80 em um novo título, mas eles podem assinar para experimentar, digamos, Indiana Jones and the Ancient Circle e então permanecerem assinantes até o lançamento de Avowed, que está a apenas alguns meses de distância.
Ele acrescenta que quer que equipes que não sejam grandes – como Double Fine ou Compulsion – consigam fazer um bom trabalho: então, seu trabalho é criar uma plataforma que dê a elas o suporte de que precisam.