A Microsoft anunciou hoje o ‘Muse AI ‘, um novo programa de inteligência artificial que ela acredita que “poderá mudar radicalmente a maneira como preservamos e vivenciamos jogos clássicos no futuro”.
Muse é um trabalho em andamento na proprietária do Xbox, e parece que pode ter grandes implicações para o futuro dos jogos. O que mais nos interessa, no entanto, é como isso pode ajudar na preservação dos jogos – um ponto que o Xbox levanta em sua nova postagem de blog sobre o conjunto de ferramentas de IA.
“Hoje, inúmeros jogos clássicos vinculados a hardware antigo não são mais jogáveis pela maioria das pessoas. Graças a essa inovação, estamos explorando o potencial do Muse de pegar jogos antigos de catálogo de nossos estúdios e otimizá-los para qualquer dispositivo. Acreditamos que isso pode mudar radicalmente como preservamos e vivenciamos jogos clássicos no futuro e torná-los acessíveis a mais jogadores.
Imaginar que jogos amados perdidos no tempo e no avanço do hardware poderão um dia ser jogados em qualquer tela com o Xbox é uma possibilidade empolgante para nós.”
O anúncio continua dizendo que o Muse pode ter implicações muito mais amplas do que apenas a preservação do jogo. A Microsoft acrescenta que essas ferramentas de IA podem ser usadas no próprio processo de desenvolvimento do jogo – permitindo que os estúdios “injetem novas experiências” enquanto constroem novos projetos ou dão suporte a jogos existentes.
“Outra oportunidade que estamos explorando é como o Muse pode ajudar as equipes de jogos a criar protótipos de novas experiências de jogo durante o processo criativo e introduzir novos conteúdos, pegando jogos que os jogadores já amam e permitindo que nossos desenvolvedores injetem novas experiências para eles aproveitarem, ou até mesmo permitindo que você participe do processo de criação.”
Até agora, a desenvolvedora do Xbox Ninja Theory tem colaborado nesse trabalho de IA, testando seu jogo de tiro de 2020 Bleeding Edge para ver o que a Muse pode fazer com ele. O anúncio não é totalmente claro sobre como e por que Bleeding Edge está sendo analisado aqui, mas a equipe fornece uma visão mais detalhada — incluindo alguns gifs curtos de gameplay — dentro do post completo do blog.
Este é um anúncio bem interessante aqui do Xbox, mesmo que o uso de IA no desenvolvimento de jogos ainda pareça um território desconhecido neste estágio. As coisas parecem estar bem no começo do desenvolvimento agora, mas vale a pena dar uma olhada no post completo se você quiser ver o que mais pode analisar do anúncio do Muse AI da Microsoft.