O Xbox se tornou mais multiplataforma ao suportar PlayStation entre seus jogos lançados e isso gerou uma grande confusão de quais seriam os planos futuros da Microsoft no mundo dos games.
A Microsoft planeja tornar o Xbox mais acessível para um público mais amplo. Rumores indicam que o console Xbox de próxima geração terá suporte ao launcher do Steam.
Isso tem preocupado os fãs do PlayStation, que temem que o Xbox possa jogar seus exclusivos originais e aproveitar outras vantagens , o que pode deixar a Sony para trás. O Steam tem um catálogo de jogos mais amplo do que o Xbox e o PlayStation juntos. Se a loja de jogos chegasse ao Xbox, a gigante dos games teria uma vantagem significativa em relação ao restante da concorrência.
A chegada do Steam e da Epic Games Store ao Xbox de próxima geração já vem sendo especulada há muito tempo por Phil Spencer. Além disso, sugere-se que o console em si seja um PC com um formato compatível com consoles, uma tentativa da Microsoft de diminuir a distância entre os jogos para Windows e Xbox.
Se Phil Spencer quisesse dizer o que disse e o Xbox trouxesse os lançadores da Epic Games e do Steam para o console O Xbox venceu. O jogo acabou. Você terá todos os seus exclusivos de terceiros do Steam e da Epic que não estão no Xbox, além dos exclusivos do Xbox com o Gamepass
If Phil Spencer meant what he said and Xbox is bringing the Epic Games and Steam launchers to the console
Xbox wins. It’s game over
You’ll have all your 3rd party exclusives from Steam and Epic that are not on Xbox plus Xbox exclusives with Gamepass pic.twitter.com/KBEapcSzZI
— Karim Jovian (@KJovian) March 26, 2024
A Sony começou recentemente a portar jogos originais do PlayStation para PC, geralmente de 1 a 2 anos após o lançamento inicial na plataforma. Assim, os jogos do PlayStation seriam teoricamente jogáveis no Xbox.
A discussão não se limita aos jogos de PlayStation. Os jogadores de Xbox teriam todas as vantagens de um PC com uma interface de usuário amigável e conveniente para consoles. Além disso, os fãs de Xbox poderiam aproveitar descontos na Steam/Epic Games Store, títulos exclusivos e muito mais.
Ao que parece, a guerra dos consoles está longe de acabar — está apenas adiada. A PlayStation não abandonará sua estratégia de exclusividade tão cedo. Sua receita com PC é apenas uma fração de sua receita total, então a Sony pode adiar a exclusividade ou até mesmo abandoná-la completamente. No entanto, isso ainda não está definido.