Os jogos como serviço são uma parte grande e durável do ecossistema de jogos, e novos dados do mês passado demonstram o quão dominantes os maiores jogos se tornaram. Um novo relatório da Circana declarou que mais de 40% de todo o tempo de jogo gasto em um PS5 ou Xbox Series X foi para os 10 principais jogos como serviço no mês de janeiro nos EUA.
Postando no Bluesky, o diretor executivo da Circana, Mat Piscatella, também afirmou que mais de 70% dos jogadores ativos de PS5 ou Xbox Series X|S jogaram pelo menos um dos 10 principais jogos de serviço durante janeiro nos EUA. Embora isso possa constituir um jogador simplesmente iniciando o jogo e jogando outra coisa, o número de mais de 40% é bastante impressionante e mostra o quanto o jogo é dividido entre um número relativamente pequeno de jogos.
Piscatella observou que essa estatística reflete a dificuldade que os novos jogos têm em competir contra os antigos, especialmente porque o gasto total do mercado dos EUA, o total de jogadores e o total de horas atingiram o pico em 2021. Embora os nomes desses 10 principais jogos de serviço não tenham sido imediatamente aparentes no relatório, gráficos recentes postados por Piscatella sugerem que os jogos incluem Call of Duty HQ, Fortnite, GTA , NBA 2K25, Marvel Rivals, Roblox, Minecraft, Madden NFL 25 como possíveis concorrentes.
O sucesso impressionante desses jogos teve um impacto significativo no mercado de jogos como um todo, com muitas grandes editoras pescando por um grande sucesso de serviço para lucrar no futuro. Isso também levou a algumas grandes falências, mais notavelmente o jogo de tiro de ficção científica Concord da Sony, que durou apenas duas semanas antes de ser fechado devido à baixa contagem de jogadores. O estúdio por trás do jogo foi fechado mais tarde. No início deste mês, a Ubisoft disse que vai dobrar os jogos como serviço e de mundo aberto daqui para frente.